27/06/2016

Investir em pessoas é uma ação fundamental para as organizações de sucesso, principalmente diante da constante busca por bons resultados. Para alcançar esse objetivo e reter os melhores profissionais, é preciso ter uma gestão que garanta, em cada posição, talentos humanos qualificados com o perfil adequado a cada uma delas e que propicie recursos para capacitá-los, mantê-los engajados e motivados para exercer suas atividades com empenho e alto desempenho. Com esse conceito, a Gestão de Pessoas (Gepes) do SERPROS atua na identificação das pessoas para, de acordo com seus perfis, garantir o bom funcionamento da Entidade, desenvolvendo e reconhecendo suas competências.

Subordinada à Diretoria de Administração, atualmente sob o comando do diretor Fernando Rodrigues, a Gepes é composta pela gerente Cristiane Real e pelos analistas Elizabeth Moitinho, Pedro Alves, Priscila Mello e Isabelle Mattos (temporária), que cuidam dos quase 80 empregados da Entidade. A equipe trabalha com parceria e comprometimento, alternando-se entre as atividades operacionais e estratégicas das áreas de Administração de Pessoal e Recursos Humanos.

A gerente da área e a analista Priscila Mello participam das comissões técnicas nacional e regional de Recursos Humanos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Os conhecimentos adquiridos e aprimorados nas reuniões são compartilhados com toda a equipe e tornam-se pauta para o desenvolvimento de novos projetos e ações.

 

gepes2
Ao centro, o diretor de Seguridade, Fernando Rodrigues, que acumula a Diretoria de Administração, ladeado pelaa equipe Gepes

 

Pró-equidade na captação de pessoas

Durante os processos seletivos, os candidatos preenchem um formulário de cadastro, no qual está citado o compromisso da Entidade com os princípios de pró-equidade de gênero e raça. Além disso, os temas da redação utilizados contemplam assuntos relacionados à violência contra a mulher, gênero, raça e preconceito. Cerca de 80% das ações do programa no qual o SERPROS conquistou o Selo de Pró-Equidade são desenhadas e realizadas com a Gestão de Pessoas.

Gestão por Competências

A partir da visão de sustentabilidade e perenidade da Entidade, a Gestão de Pessoas tem a premissa de que o desenvolvimento dos talentos dos empregados é uma importante prática para um ambiente de trabalho produtivo. Foi nesse sentido que a área implementou o projeto Gestão por Competências, por meio do qual é possível orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma Entidade eficaz, que atinge suas metas e objetivos traçados. Entre as próximas ações estão a construção dos planos de carreira e sucessão.

Alinhada ao projeto, a dinâmica de treinamento e desenvolvimento aprimora o dia a dia do trabalho, permitindo ao empregado enriquecer e inovar suas tarefas. Nesse quesito, a Gepes oferece todo o suporte logístico ao profissional, desde a inscrição em cursos, congressos, seminários etc, até o controle das capacitações realizadas e dos certificados recebidos. A Gepes também acompanha e orienta sobre o processo legal de certificação dos profissionais da Entidade.

Qualidade de vida no trabalho

Em 2015, a Gepes lançou o programa Qualidade de Vida, que trouxe reconhecimento ao SERPROS pelas ações realizadas, amplamente divulgadas no mercado, inclusive entre empresas privadas. Os resultados obtidos com o programa incluem os benefícios para os empregados, tanto na prática de hábitos saudáveis quanto no quesito produtividade na empresa.

Com o case “A Qualidade de Vida no Trabalho Transformando Pessoas”, o SERPROS foi o primeiro fundo de pensão a concorrer e vencer o Prêmio Ser Humano ABRH-RJ 2015, na categoria Organizações do Terceiro Setor. O case também foi apresentado em outros eventos de Recursos Humanos e está concorrendo ao Prêmio Ser Humano no âmbito nacional.

A repercussão do programa reflete o compromisso da Gepes e, consequentemente, da Entidade em cuidar das pessoas, entendendo suas características, aproveitando o que cada um tem de experiência e conhecimento e aprimorando cada vez mais os talentos. Desenvolver pessoas na Entidade tanto atende aos resultados esperados pela alta direção como habilita as equipes responsáveis pela perenidade do SERPROS Fundo Multipatrocinado.

A arte de cuidar dos talentos