05/07/2017

Além de ter sido eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, a bicicleta traz diversos efeitos positivos para a saúde e o bem-estar. Seja para passear, trabalhar ou estudar, adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples e barata de encaixar uma atividade física no seu dia a dia.

Especialistas são unânimes na afirmativa de que andar de bicicleta regularmente melhora o humor, previne doenças, como obesidade, AVCs e hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, melhora a função muscular, a resistência e a coordenação motora.

Vale ressaltar que além de consultar um médico para avaliar o condicionamento e resistência física de cada um, outros detalhes também são importantes antes de começar a pedalar, principalmente nas cidades:

– Procure utilizar vias mais tranquilas para pedalar de forma mais agradável e segura.
– Ocupe as faixas laterais das ruas, no mesmo sentido dos carros, e não fique muito próximo do meio-fio.
– Sinalize com as mãos o que pretende fazer, para avisar aos motoristas qual a sua intenção. Fique atento, em especial, aos cruzamentos.
– Use iluminação dianteira e traseira na bicicleta. Considere outros equipamentos de segurança, como capacete e luvas.
– Se não se sentir seguro em determinada via, desça da bicicleta e siga empurrando pela calçada até o ponto em que se sentir confortável.

Diversos sites disponibilizam dicas importantes para ajudar tanto quem já adotou a bicicleta como meio de transporte quanto aqueles que querem começar as primeiras pedaladas:

Vá de Bike
Bike Anjo
De bike ao trabalho

Benefícios e cuidados ao andar de bicicleta