13/06/2016

Desde a criação do SERPROS Fundo Multipatrocinado, há 38 anos, a folha de pagamentos da Entidade sempre honrou os prazos estabelecido. Para que os aposentados, bem como seus beneficiários, recebam seus benefícios corretamente e em dia, é desafio da Gerência de Benefícios e Arrecadação (Geben) organizar os processos para que tudo funcione na mais perfeita ordem.

Responsabilidades

Diretamente subordinada à Diretoria de Seguridade, que tem como diretor Fernando Rodrigues, a Geben é responsável por fazer a concessão de pagamentos dos benefícios, o controle das contribuições e a gestão dos cadastros. A equipe é formada por profissionais qualificados, com experiência em Previdência Complementar e com pelo menos cinco anos de SERPROS.

A começar pelo gerente da área, Orlando Orofino, que tem mais de 30 anos na Entidade, é pós-graduado em Previdência Complementar, certificado pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e participou por seis anos consecutivos da Comissão Técnica Nacional de Seguridade da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

Os analistas, sempre atualizados e capacitados, dividem-se na organização das seguintes tarefas: concessões dos benefícios, folha de pagamentos, arrecadação e cadastro dos participantes, assistidos e do autopatrocínio.

Seis analistas, uma gerente e um diretor reunidos em linha
Equipe Gefin: ao centro, a gerente Tatiana Rios ladeada pelo diretor Fernando Rodrigues

Pagamentos de benefícios

Em abril de 2016, a Geben registrou um total de aproximadamente 8.700 participantes ativos, 3.670 assistidos nos planos PS-I e PS-II.

Mensalmente, são pagos cerca de R$ 13,5 milhões em benefícios do SERPROS, considerando, entre outros, 3.111 aposentadorias e 800 pensões por morte.

Importância de manter o cadastro atualizado

É imprescindível que os participantes e assistidos mantenham seus cadastros atualizados. Informações como salário, tempo de contribuição para o INSS, percentual de contribuição, idade e dados dos beneficiários e designados, por exemplo, são fundamentais para a administração dos planos de benefícios e as avaliações realizadas pela Gerência Atuarial, bem como para fornecer resultados mais fidedignos nos simuladores do SERPROS.

Vale ressaltar que essa atualização é feita no site do SERPROS, na área restrita. Também por esse caminho é possível acompanhar a evolução do saldo de contas do participante, fazer simulações para alteração do valor de contribuição, requerer benefícios etc.

No site são divulgadas mensalmente os dados previdenciários de cada plano, os benefícios que o SERPROS oferece e as formas de requerer, o calendário de pagamentos dos benefícios, tabela de reajuste, entre outras informações. Para saber mais, acesse www4.serpros.com.br.

Eficiência da Geben gera segurança a participantes e assistidos