10/06/2014
A vida produtiva do brasileiro, hoje, é diferente do que era em décadas passadas. A expectativa de vida era menor e muitos acreditavam que o trabalho nunca mais faria parte da rotina ao se aposentar. Os tempos e as profissões mudaram, o mercado de trabalho se transformou e, mesmo assim, alguns conceitos que precisam ser revistos permaneceram.

Por isso, nos próximos informativos, o SERPROS vai falar sobre estes mitos e porque eles precisam ser reavaliados – não só por quem está prestes a se aposentar, mas por todos os trabalhadores que investem em sua aposentadoria.

De lá para cá, uma regra não mudou: para os que se planejam, aposentar-se continua sendo o momento de avaliar novas possibilidades e levar uma vida mais tranquila.

Mito 1 – Preciso poupar apenas por um período de 15 a 20 anos.

A expectativa de vida do brasileiro aumentou. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, entre 1980 e 2011, a longevidade aumentou 11,24 anos. Para quem possui um plano de previdência complementar, isso significa que a aposentadoria vai ser estendida por um período maior do que o previsto do que quando o participante aderiu ao plano.

A pergunta crucial é: se o período de aposentadoria certamente vai durar mais do que o calculado anteriormente, como garantir que o benefício recebido supra as suas necessidades?

Para respondê-la, é preciso que o participante reveja periodicamente sua expectativa de aposentadoria. Como a expectativa é de receber o benefício por mais tempo, caso ele queira manter um valor de acordo com suas necessidades, também será preciso contribuir por um período mais longo. Uma outra opção é aumentar desde já o percentual da contribuição atual.

Rever frequentemente o valor de sua contribuição para aposentadoria, consultar seu saldo de contas e a expectativa de beneficio são as únicas maneiras de evitar surpresas desagradáveis. Planejar o futuro é mais do que aderir a um plano de previdência, é acompanhar constantemente a sua estimativa de aposentadoria.

No próximo SERPROS em Dia, vamos falar sobre o Mito 2: o de quem se aposenta encerra definitivamente sua fase de trabalho.

MITOS SOBRE A APOSENTADORIA